A Frente Parlamentar pela ‘Valorização das Universidades Federais’ da Câmara dos Deputados protestou contra a decisão do presidente da República Jair Bolsonaro em nomear Valdiney Veloso como novo reitor da instituição.
O bloco formado por deputados da Bahia, Pernambuco, Pará e Minas Gerais ressaltou que “o ato presidencial desconsidera a decisão da comunidade acadêmica, coloca em xeque a governabilidade da instituição e representa uma afronta à autonomia universitária, prevista no artigo 207 da Constituição Federal”.
– A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais repudia mais uma intervenção de Jair Bolsonaro que tenta impor, de forma antidemocrática e utilizando critérios escusos, dirigentes não aprovados no crivo da comunidade universitária. A comunidade acadêmica da UFPB elegeu a professora Terezinha Martins tanto na consulta eleitoral como nos Conselhos Superiores – diz a nota.
Valdiney Veloso foi o menos votado da lista tríplice, tendo apenas 5% dos votos entre alunos, professores e servidores da UFPB.
Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais da Câmara dos Deputados
Alice Portugal – PcdoB-BA
Danilo Cabral – PSB/PE
Edmilson Rodrigues – PSOL/PA
Margarida Salomão – PT/MG
Túlio Gadêlha – PDT/PE